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Teste de VAM - Velocidade Aeróbica Máxima

A VAM ou Velocidade Aeróbica Máxima é o resultado da combinação do VO2 máximo (Volume de Oxigênio máximo) e da PAM (Potência Aeróbica Máxima) juntamente com a eficiência técnica do indivíduo.
Assim um indivíduo que possua uma apurada habilidade técnica poderá desenvolver uma maior velocidade quando atingir sua PAM (Potência Aeróbica Máxima), porque corre mais economicamente.
Da mesma forma, para um determinado nível de habilidade técnica, quanto maior for a PAM (Potência Aeróbica Máxima) e o VO2 máximo (Volume de Oxigênio máximo), maior será a VAM (Velocidade Aeróbica Máxima).





Clique na imagem para assistir ao vídeo.



A partir disto surge uma importante dedução: o importante para uma performance não é o VO2 máximo, a PAM, ou habilidade técnica isoladamente, mas sim a combinação desses fatores, traduzida pela VAM.



Para entendermos o que foi dito nas linhas acima é importante saber o que significa os conceitos de VO2 Máximo que é o volume máximo de oxigênio que os músculos ativos conseguem utilizar a cada minuto durante um esforço elevado.



O VO2 Máximo reflete a PAM, que é definida como a maior potência que o metabolismo aeróbico pode desenvolver, ela é uma quantidade de energia liberada em uma unidade de tempo.



A PAM e o VO2 Máximo são duas coisas distintas e que, apesar de estreitamente relacionadas, não são absolutamente sinônimos.



Obs: Os fatores individuais mais determinantes para uma atividade de longa duração são a Potência Aeróbica Máxima (PAM) a Resistência Aeróbica (Endurance), a Capacidade Anaeróbia, e o tempo em que o indivíduo consegue sustentar 100% de sua Potência Aeróbia Máxima (PAM), e a interação destes elementos que vai resultar no desenpenho do indivíduo.



Grande Abraço!



Gedson Leal Gomes e Simone Trevisan Fidler 

EQUIPE DO EMAGRECER E GANHAR MASSA MUSCULAR.


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