thumbnail
APOIO

Beleza à flor da pele

O envelhecimento da pele é caracterizado por uma série de alterações genéticas e metabólicas que levam à perda progressiva de colágeno e a degeneração tecidual.







Doenças como o diabetes, hábitos nocivos como o tabagismo, dietas ricas em gorduras saturadas e açúcares, bem como o sedentarismo podem acelerar o processo de envelhecimento cutâneo e corporal.

A exposição solar é outro fator importante para o envelhecimento, pois aumenta a síntese de proteínas que degradam o colágeno.

 

Algumas dicas de cuidados diárias da pele:

 

É importante limpar a pele duas vezes ao dia (manhã e noite), pois o acúmulo de oleosidade, resíduos de maquiagem e poluentes podem ocasionar acne.
É recomendável usar, preferencialmente, sabonete líquido adequado ao tipo de pele.
Para peles oleosas e mistas, o ideal é usar sabonetes á base de substâncias adstringentes, como alfa-hidroxiácidos e enxofre, que favorecem a remoção das impurezas e desobstruem os poros.
No caso de peles normais a secas o melhor é o sabonete líquido com ph neutro e complementação do processo com uma loção de limpeza.
A loção tônica é um complemento que auxilia a remover a oleosidade e a maquiagem.
Outra dica importante é esfoliar a pele duas vezes por semana para remover as células mortas e dar uma aparência mais viscosa à pele, estimulando a renovação celular.
Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele além de manter a integridade da camada de proteção da pele, evitando a descamação e o envelhecimento precoce.
Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados para cada tipo de pele, específicos para o rosto e corpo.
É importante lembrar que a pele oleosa também deve receber hidratação com produtos oil-free, a base de água, para não aumentar a oleosidade.

Recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.

 

Outras medidas que ajudam a manter a pele bem hidratada:

Evitar exposição excessiva ao sol.

Manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenham muitas fibras.

Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno.

Evitar realizar esfoliações excessivas na pele.

 

O fotoprotetor ideal deve ter amplo espectro, ou seja, ter boa absorção dos raios UVA e UVB, não ser irritante, ter certa resistência à água, e não manchar a roupa.
Eles podem ser físicos ou inorgânicos e/ou químicos ou orgânicos.
Os protetores físicos, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes.
Eles não eram bem aceitos antigamente, pelo fato de deixarem a pele com uma tonalidade esbranquiçada, mas isso tem sido minimizado pela coloração de base de alguns produtos.
Já os filtros químicos funcionam como uma espécie de “esponja” dos raios ultravioletas, transformando-os em calor.
A radiação UVA tem comprimento de onda mais longo e sua intensidade pouco varia ao longo do dia.
Ela penetra profundamente na pele, e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer da pele.
Já a radiação UVB tem comprimento de onda mais curto e é mais intensa entre as 10h e 16h, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.

 

 

 

Além dos cuidados com a pele, a medicina estética oferece um arsenal de procedimentos objetivando a restauração da beleza de uma forma harmoniosa e discreta.

Dentre as opções estão:

 

Toxina botulínica:  evita as rugas de expressão facial e também pode ser usada para o tratamento hiperhidrose axilar (produção excessiva de suor).

 

Preenchimento: devolve o volume facial perdido ao longo do processo de envelhecimento e restaura as linhas e contornos faciais.

Atualmente estão à disposição substâncias preenchedoras com tecnologia bastante avançada que, além de preencher o volume perdido, são bioestimuladoras.
Ou seja, estimulam a formação de colágeno melhorando a qualidade da pele, podendo ser usados na face, pescoço e nas mãos.

 

Laser CO2 fracionado: é uma tecnologia moderna que auxilia no rejuvenescimento facial, no tratamento de cicatrizes de acne ou cicatrizes cirúrgicas, no tratamento de estrias corporais e no tratamento de manchas faciais.
É o melhor laser para o rejuvenescimento facial, e em apenas uma sessão o paciente tem um excelente resultado.

 

Laser Erbium fracionado: é um laser que auxilia na renovação celular, no tratamento de manchas e rugas superficiais.
É um laser menos agressivo, pois atinge as camadas mais superficiais da pele e tem um período de recuperação mais rápido, não sendo necessário o afastamento do trabalho.

 

Radiofrequência: é parte de outras tecnologias não ablativas que auxiliam na melhora da qualidade da pele e na diminuição da flacidez cutânea.
É uma opção para o paciente que não quer passar pelos efeitos do pós-laser como a descamação da pele e formação de crostas, pois ele aquece a camada mais profunda da pele e estimula a formação do colágeno, mas com um resultado evidente mais a longo prazo.

 

Aliado às tecnologias para o rejuvenescimento é importante manter hábitos de vida saudáveis para retardar o envelhecimento e preservar a qualidade de vida.





Dra.
Michele Cavalheiro

CRM/RS 27021

Clinica Rose Bender

 


Facebook


Voltar
DESTAQUES